segunda-feira, 13 de abril de 2015

VED: EMB - Cap. 5 Melodia



Olá galera!!!!

Vamos dar continuidade ao nosso estudo? Esse é o quinto tema já, gostaria de saber de vocês se os posts estão ajudando, se estão entendendo e etc...  me escrevam aí nos comentários!!!


O tema de hoje é melodia.

Vou definir como a voz da música, é a que conta a história e tem como base a  harmonia (próximo capítulo) e o ritmo ( último capítulo).


Achei um site que define de uma maneira bem simples:

(link so site: http://www.significados.com.br/melodia/)

Melodia é o substantivo feminino que significa o encadeamento harmonioso e bonito de sons musicais.
Com origem no grego meloidia, uma melodia é uma sucessão rítmica de tons em diferentes intervalos, e que é regrada pelo ritmo.
Pode ser uma composição musical suave para uma voz ou coro, ou um poema que é cantado. Apesar disso, uma melodia não precisa ter acompanhamento musical, mas costuma ser algo que é agradável ao ouvido.

Para fechar de uma maneira simples, a melodia é a voz mais alta da música, pode ser interpretada por um cantor, ou por um sax, ou seja, quando você ouvir um solo de um instrumento ou de voz você está ouvindo a melodia da música.
Em sala de aula:
Eu uso a mesma tática do post anterior, costumo colocar uma música ( clássica) e pedir para as alunas acompanharem com qualquer movimento a melodia da música, depois troco a música, coloco uma bem diferente (moderna) e peço a mesma coisa.  A professora nesse momento avalia se a aluna realmente entendeu.

Dúvidas? Me escrevam, Bjkas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário