segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Dança do Ventre - Oitos

Olá pessoal!!!

Hoje vamos aprender um pouco sobre os Oitos, o movimento mais famoso na classe dos sinuosos.

Como em qualquer dança, a bailarina tem o dever de transmitir para o público através do corpo a melodia, a música que está sendo tocada.

A música árabe é bem sentimental, e fala muito sobre amor, por isso existem partes bem lentas; sinuosas mesmo.

Nessa hora que entra o nosso querido Oito e suas variações.

Ele pode ser usado em qualquer tipo de música, basta só pedir um movimento lento e fluído!

Existem quatro tipos de Oito (básicos), para frente, para trás, para cima e para baixo. Todos são executados usando a mesma postura, ou seja, quadril encaixado, abdômen contraído e joelhos semiflexionados.

A base técnica se resume em:


1- Flexão e extensão dos joelhos.

2- Torção de quadril.

3- Transferência de peso.


Cada oito terá a sua sequência, exemplo:


Oito para trás: 1- Transferência de peso para a direita.
                        2- Torção do quadril de frente para trás ainda com o peso na direita.
                        3- Transferência de peso para a esquerda.
                        4- Torção do quadril de frente para trás ainda com o peso na esquerda.

Oito para frente: 1- Transferência de peso para a direita.
                            2- Torção do quadril de trás para frente ainda com o peso na direita.
                            3- Transferência de peso para a esquerda.
                            4- Torção do quadril de trás para frente ainda com o peso na esquerda.

Nos dois movimentos acima, temos que imaginar um oito na horizontal, como se estivesse desenhado no chão, você no centro e o seu quadril desenhando as curvas do oito.



Oito para baixo 1- Extensão do joelho direito.
                          2- Transferência do peso para a direita, fazendo uma bolinha para baixo.
                          3- Extensão do joelho esquerdo.
                          4-Transferência do peso para a esquerda, fazendo uma bolinha para baixo.

Oito para cima  1- Flexão do joelho direito.
                          2- Transferência do peso para a direita, fazendo uma bolinha para cima.
                          3- Flexão do joelho esquerdo.
                          4-Transferência do peso para a esquerda, fazendo uma bolinha para cima.


Nos dois movimentos acima, temos que imaginar um oito na vertical, como se estivesse desenhado no espelho, você no centro e o seu quadril desenhando as curvas do oito.



Todos os oitos básicos são fluídos e contínuos!!!

Dicas:

1- Nunca torcer o quadril no oito para baixo e no oito para cima.

2- Sempre igualar os lados, o movimento tem que ser uniforme.

3- Se preferir, desenhe um oito bem grande no chão se foi o para frente ou para trás, e no espelho se for o para cima ou para baixo. Assim fica mais fácil de visualizar o movimento.



   Acompanhe os movimentos pelo vídeo!!!








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