quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Dança do Ventre - Básico Egípcio

Hoje vou falar do passo mais famoso do muuunndooooo (kkkk) o querido Básico Egípcio!!!

Usado desde o princípio na Dança do Ventre, não se sabe ao certo de onde ele surgiu ( se alguém souber de alguma coisa, por favor comente aí), quando me pego nessa questão penso que a música árabe explora muito a percussão, as batidas fortes e consequentemente isso se reflete no quadril, provavelmente todos os movimentos inclusive o Básico surgiram de uma forma intuitiva de querer acompanhar as batidas e como todo mundo quer inovar, acredito que naquela época não era diferente.

Bom,  o passo pode até se chamar básico, mas de básico não tem nada; esse passo requer uma postura adequada e principalmente coordenação motora, o que as vezes é bem complicado para uma aluna iniciante.

O legal do Básico Egípcio é que pode ser usado em quase todos os estilos de dança.


Análise Técnica:


Vamos por partes, começando pela postura de baixo para cima:

1- O pé de base fica inteiro apoiado no chão enquanto o segundo fica um pouco a frente apoiado somente nas falanges (dedos).

2- Os joelhos ficam semi-flexionados para auxiliar na movimentação do quadril.

3- O quadril fica encaixado e o abdome contraído.

4- Os ombros são rotacionados para trás.

5- O braço que a perna estiver de base, ficará estendido, e o outro ficará na lateral ou na diagonal.


Agora o movimento (ebaaaaaaa)!!!! 


obs: assistindo ao vídeo fica mais fácil!

Com o auxílio da perna que esta a frente vamos elevar a lateral desse quadril, flexionando toda a lateral do nosso corpo; depois iremos descer com "força" fazendo uma marcação para baixo.
A contagem desse passo é em baixo, como podem ver no vídeo.
Normalmente já  fazemos ele com um chute, que consiste em dar um chutinho na marcação desse quadril na ordem um sim e um não, assim:


                         1- não chuta     2-chuta     3- não chuta      4- chuta   e assim por diante.



Anatomia:


Como é um movimento bem completo trabalhamos toda as partes do nosso corpo, principalmente os músculos do abdome ( reto do abdome, oblíquo externo do abdome, grande dorsal) e os músculos das pernas em especial o reto da coxa.


       imagem retirada de: http://www.revistapilates.com.br/wp-content/uploads/2012/05/i71637.jpg




Ossos: usamos o conjunto completo (rs) mas daremos atenção para nossa crista ilíaca pois ela que desenha o nosso movimento.

imagem retirada de:
https://cdn3.cdnme.se/cdn/6-2/4067011/images/2013/pelvisblogg_5112adfd9606ee14d83d6dba.jpg


                                             Abaixo veremos 10 tipos de Básico Egípcio







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