segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dança do Ventre - Soltando o quadril!


Não podemos falar de dança do ventre sem falar de movimentos de quadril. 

Para executarmos os movimentos de maneira correta necessitamos da  "soltura do quadril", ou seja, ter uma ampla mobilidade e controle nessa região. 

Essa ampla mobilidade pode ser treinada tanto com os próprios movimentos da dança do ventre quanto com qualquer outro movimento que auxilie na coordenação, amplitude, limpeza e etc... 

Ao exercitar o quadril trabalhamos:

1- Os músculos dos membros inferiores: Glúteo, Bíceps Femoral, Gastrocnêmio Fibular, Reto da coxa, Extensores e Adutores.

2-  Os músculos do abdome: Reto, Oblíquos e Dorsal

3- Movimentos articulares : Flexão, extensão, rotação, flexão lateral direita e esquerda e circundação. 

4-  Centro de gravidade: ponto do nosso corpo que nos dá equilíbrio, na dança usamos muito a contração do abdome para nos mantermos estáveis.

5- Base de sustentação:  ponto do corpo que te dá um apoio seguro na hora de realizar um movimento. 

6- Tônus Muscular:  Força pela qual nosso corpo se mantém na postura.

7- Coordenação Motora: capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos. Este tipo de
coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos. 


A seguir veremos 7 movimentos básicos que ajudarão na soltura do quadril. 

1- Encaixe e desencaixe de quadril: Mantendo as pernas em uma posição confortável e joelhos
semiflexionados, vamos contrair o abdome levando o umbigo para dentro e depois soltando para o alinhamento normal do corpo. 

2- Mantendo a mesma postura, com o quadril encaixado, pernas um pouco afastadas e joelhos
esticados, conduziremos o quadril para o lado direito e para o lado esquerdo o máximo que
conseguirmos. Lembre-se, o quadril nunca torce para nenhum dos lados, se preferir
faça encostada em uma parede.

 3- Em pé, quadril encaixado, abdome contraído, flexionamos o joelho direito mantendo  o esquerdo estendido, abriremos uma distância entre a linha do quadril e a linha do peito.
Repetir do outro lado. Podemos acelerar o movimento durante o processo. 
 Dica: Com suas mãos segure seus dois ossinho da cintura ( crista ilíaca), assim a consciência do movimento será maior. 

4- Torção. Em pé, quadril encaixado, abdome contraído e joelhos semiflexionados faremos uma torção com o quadril, tentando segurar o tronco o máximo que conseguir.
 Dica: segure em algum lugar para facilitar o movimento.

 5- Como dito anteriormente podemos usar movimentos já existentes na dança, usaremos nesse exercício o shime (tremido) bem solto  e bem grande. Como estamos trabalhando o movimento como forma de exercício, podemos exagerar na velocidade e na dissociação.

 6- Para alunas mais avançadas, trabalhar todos os movimentos sinuosos de uma forma bem lenta, sentindo todo o processo e os músculos que aquele determinado passo trabalha. 

7- Em qualquer tipo de dança é muito importante trabalhar a força muscular, pois exigimos muito do nosso corpo e precisamos de certos cuidados. Para o tema desse vídeo recomendo abdominais. Assim teremos um corpo forte, saudável e uma dança mais bonita! 

Para ajudar na sua dança de forma geral "pense com o quadril" como se ele tivesse vida própria, pois segundo o Professor william Tach, da Universidade de Washington, dentro do cérebro existem células especializadas em memorizar movimentos. Então quanto mais repetirmos os exercícios e as sequências melhor nosso cérebro entenderá!!!


Lembrem-se: sempre peça auxilio para sua professora. 


Para finalizar deixarei uma dica super legal!!
A revista Shimmie lançou a edição número 19  com a matéria Soltura de Quadril escrita por Dana El Fareda.

Vale à pena conferir!!!!


                                                               Até a próxima!!!!!






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Um comentário:

  1. Show de Bola Fe!!!
    Ensino da mesma forma!
    Perfeito esse vídeo para o estudo das aluninhas amadas!
    Sucesssooo sempre! Bjbjbj
    Namastê

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