segunda-feira, 21 de julho de 2014

Meia-Idade X Dança



Olá pessoal!

Hoje vou postar um trabalho que fiz juntamente com a minha lindona Milene Rodrigues no curso Técnico em Dança da escola Shiva Nataraj na matéria de Psicologia da Prof. Cristiane. 

É bem interessante, vale a pena dar uma olhadinha!!



Meia-Idade  X  Dança




Milene M. Rodrigues
Fernanda Pandolfi Carlos



Introdução:

   A meia-idade é uma das fases de vida mais difíceis do ser humano, um tempo de limitações, perdas e instabilidade emocional devido às limitações ocasionadas, desta forma surge à necessidade de melhorar esse processo de envelhecimento tornando a vida do idoso mais fácil e prazerosa.
    Uma modalidade que vem se destacando nesse contexto é a dança, que é uma atividade estimuladora promotora da integração muito importante nessa fase.
    A dança surge como uma atividade física que proporciona um cuidado com o corpo, com a mente e também com as relações sociais. É uma atividade física muito recomendada por profissionais da saúde. É considerada uma das mais completas formas de atividade nessa idade.


Limitações Físicas:

·       O corpo torna-se menos flexível
·       Perda de agilidade
·       As articulações perdem a mobilidade e elasticidade
·       Os ossos ficam mais fracos
·       Comprometimento do sistema respiratório
·       O aparelho cardiovascular sofre diminuição de capacidade

Limitações Psicológicas  ( Crise da Meia- Idade):

·       Busca de sonhos indefinidos
·       Desejo de voltar à juventude
·       Desejo de ficar sozinho
·       Depressão



Porque a Dança?

A dança é um tipo de modalidade que vem se desenvolvendo cada vez mais, conquistando assim mais pessoas que se encantam por essa arte. A dança como atividade física ajuda a garantir a independência do individuo através da manutenção de sua força muscular, principalmente de sustentação, equilíbrio, potencia aeróbica, movimentos corporais totais e mudanças no estilo de vida. A dança tem o poder de fazer com que o tempo passe de uma maneira mais suave e produtiva.
Para essa idade é importante extravasar os sentimentos, é nessa idade que começa a exclusão e a limitação imposta muitas vezes pelo próprio indivíduo.
A dança também estimula a socialização e a reintegração social diminuindo assim as angustias e incertezas que cercam este grupo durante a vida cotidiana.

Dança do Ventre e a Meia- Idade
Benefícios Físicos:

·       Ativação da circulação sanguinea
·       Reeducação postural
·       Melhora da coordenação motora
·       Aumento da resistência física
·       Aumento da flexibilidade

Benefícios Psicológicos:

·       Auto-estima
·       Aumento da sexualiade e da sensualidade
·       Segurança
·       Satisfação
·       Desbloqueios impostos pela própria pessoa

Depoimentos:

"Estou melhor em tudo. A dança me da mais equilíbrio e auxilia minha memória"     G. P., faz dança do ventre há dois anos desde a criação do curso pela Fundação Pró-Família.

"Dizem que dança do ventre e coisa pra jovem. Mas eu sou jovem, o que e ser velho? "As atividades do Centro de Convivência mudaram minha vida" M.G.  50 anos, participa do coral, da ginástica e faz artes plásticas.


Conclusão

Podemos concluir com esse trabalho que o grande inimigo do ser humano é ele próprio, com suas limitações e restrições. A dança é uma descoberta do corpo e da alma que muda sua forma de pensar e de se colocar no espaço, proporcionando à meia-idade a saúde e o bem estar necessários para viver essa fase  tão importante de nossas vidas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário